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Vem aí a NRF 2023: impressões sobre Nova York

14 de janeiro de 2023

Consumidor Moderno e varejo180 formam parceria e levam grupo de 250 Executivos para o mais importante evento de varejo do mundo em Nova York.

Nova York, a outrora cidade apelidada de “capital do mundo” por ser o centro cultural, financeiro e varejista do mundo luta para recuperar o brilho esmaecido pela pandemia e pelas muitas mudanças no formato de trabalho e no comportamento dos consumidores. Óbvio que a “Big Apple” continua ditando tendências e influenciando decisões mundo afora, mas a cidade reflete ainda as muitas contradições e dúvidas que cercam o panorama urbano do século XXI.

Ainda assim, Nova York é o palco glorioso da NRF 2023, evento centenário que reúne lideranças do varejo global, principalmente as dos EUA, junto com um estupendo ecossistema de tecnologia e serviços dedicados a potencializar novos formatos de comércio, engajamento, eficiência, logística e omnicanalidade.

Não por acaso, o evento da National Retail Federation recebe um número expressivo de lideranças do varejo brasileiro, na casa dos milhares, anualmente. O evento normalmente abre as discussões do ano e procura antecipar os movimentos do comércio a partir da lente dos EUA, com projeções e aplicações para o contexto Brasil.

Este ano, Consumidor Moderno e varejo180 firmaram uma parceria para a produção de insights destinadas a um grupo de 250 executivos, a partir do conteúdo da feira e mais atividades complementares. Um grupo de Retail Thinkers, convidado pela varejo180 é responsável pela curadoria de conteúdo envolvendo a programação de palestras, as tecnologia em evidência na Feira e também visitas técnicas a redes varejistas que trazem inovações em termos da criação de ecossistemas, uso de tecnologias e experiência do cliente.

A ideia é fornecer um amplo painel das mudanças e estratégia que vão nortear operações de varejo e como elas podem ser bem-sucedidas no mercado brasileiro. O congresso e a Feira acontecem simultaneamente entre os 15 e 17 de janeiro. Para a audiência do portal Consumidor Moderno, serão preparados conteúdos especiais, artigos analíticos e também posts exclusivos com ideias e momentos relevantes da NRF e das atividades do grupo varejo180.

Segundo Ronald Nossig, diretor e sócio da varejo180, este ano os participantes, executivos e empresários dos mais diversos segmentos de varejo, terão acesso pleno aos insights e conhecimento de 10 especialistas, os Retail Thinkers, com análises exclusivas e profundas, do conteúdo das palestras, das soluções expostas na feira e também farão um networking muito intenso, com diversas atividades complementares. “O objetivo é sempre dar aos participantes aos insumos para aprimorar os negócios, aplicando ensinamentos e tecnologias viáveis, inclusive contando com os parceiros do nosso ecossistema, curadores incluídos”.

Nova York revigorada

Este ano, a NRF 2023 centrou esforços na oferta de um conteúdo mais diversificado. Os clássicos painéis com CEOs do varejo permanecem como uma das atrações do conteúdo. Painéis sobre comportamento, o fortalecimento da Geração Z, sustentabilidade orientada ao reuso e novos formatos de loja e de venda compõem o conjunto de assuntos centrais que serão abordados, com desdobramentos no uso de tecnologias e a aplicação no conceito e no posicionamento das operações de varejo.

O ambiente, na cidade de Nova York, estimula muitas reflexões. A cidade vem recuperando grande parte de sua movimentação original e se caracteriza cada vez mais como um polo de atividades “TWaT” (Tuesday, Wednesday and Thursday), que denomina a cidade com semana de trabalho presencial entre terças e quintas-feiras. NY permanece ainda como o paraíso das flagships e lojas-conceito. Por isso, a experiência na cidade tem que envolver o conteúdo, o entendimento de como conceitos e tecnologias se aplicam em diversos formatos de loja e de venda e como obter validação para uso no mercado brasileiro.

Nesse sentido, as dinâmicas do grupo varejo180 e Consumidor Moderno estão bem delineadas para oferecer a melhor experiência imersiva em soluções estratégias para os participantes. Nova York encanta pela diversidade e criatividade do varejo. Redes tradicionais e grandes marcas são constantemente desafiadas a encontrar formas de não perder relevância para novos players.

Lojas novatas trazer frescor e testam experiências diferentes, que curam dores detectaras nas jornadas dos clientes. Varejistas como Lelabo, Petco, 99 Ranch Market, Lidi, Solana e Glossier juntam-se a grandes marcas que inovam nos formatos e canais, enriquecendo a a experiência do cliente: Target (Small Formsts), Wegman’s, Amazon (Fresh), Whiole Foods, Mango, Nike e Starbucks.

Os ensinamentos oferecidos por estas lojas são estudados para que seja possível ao varejista brasileiro entender como aplicar tecnologias viáveis e desenvolver metodologias que as orientem a navegar por cenários de mudança profunda. Nos próximos dias, a Consumidor Moderno irá compartilhar artigos analíticos neste portal e sequências de insights e descobertas em nossos canais mas redes sociais. Vale a pena.

Fonte: Consumidor Moderno

Autor: Jacques Meir
Chief Knowledge Officer (CKO) at Grupo Padrão