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Web Summit: percepções, aprendizados, atualizações, ideações e trocas

2 de fevereiro de 2022

A Web Summit é a maior conferência da Europa em tecnologias, realizada anualmente desde 2009. A empresa foi fundada por Paddy Cosgrave, David Kelly e Daire Hickey. O tema da conferência é centrado na tecnologia da internet e os participantes vão desde empresas da Fortune 500 até às pequenas empresas de tecnologia.

É um desafio acompanhar eventos desta magnitude sem prévio planejamento, tendo em vista a amplitude de negócios apresentados, o entendimento e as curiosidades em termos de inovação.

A OasisLab através da sua curadoria, trouxe um recorte dos principais temas abordados.

Chama a atenção o fato de que dentre os principais temas da maior conferência européia, questões tecnológicas, negócios e diversidade que incluam o IDADISMO, relativas à Economia da Longevidade | Economia Prateada, continuem ainda invisíveis aos olhos de muitos.

Durante a conferência, o CEO Alain Sylvain, falou sobre o tema “Torne seu propósito uma obsessão” | Empresas com clara razão de existir + Propósito de vidas das pessoas |= OBSESSÃO. Este tema convida à reflexão tanto para os boards de corporações, startups e até mesmo investidores. Em geral observamos citações das gerações Z, Millenniums e X Alpha ao falarmos em propósito, pessoas da comunidade, clientes ou consumidores.

Neste contexto, está também considerada a geração “BABY BOOMERS 1946-1964”?

Apesar de ainda serem incipientes e estarem aquém do potencial desta geração; ofertas de serviços, tecnologias e comunicação adequada para baby boomers tem sido observadas. Necessitamos estar atentos para as novas oportunidades envolvidas, uma vez que a pirâmide populacional mundial e brasileira vem se invertendo rapidamente.

Segundo Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), o termo “Economia da Longevidade” vem ganhando grande notoriedade, ao ponto da própria ONU ter declarado o período de 2021-2030 como a “Década do Envelhecimento saudável” enviando um claro sinal de que trabalhando unidos com as Nações Unidas, governos, sociedade civil e setor privado poderão não apenas adicionar anos às vidas de seus cidadãos, como também uma “melhor qualidade a estes anos”. Devido à importância e necessidade de entendimento deste “ecossistema”, assim como seu valor para empresas e seus acionistas, especialistas em diversas áreas tem realizado estudos sobre este tema tanto mundialmente como no Brasil.

No Brasil, o Núcleo 60+, consórcio de três empresas especializadas no tema longevidade com foco em negócios, inovação, produtos, serviços realizou a pesquisa BÚSSOLA 60+ para melhor compreender este consumidor; uma vez que as diferentes dinâmicas da vida determinam mudanças constantes e exigem
das empresas a busca por atualizações e novidades para este instigante mercado. Este projeto contou com parceiras como a Globo, Givaudam e Agibank que acreditam nas oportunidades
associadas a este mercado.

Como falou François-Xavier Pierrel, Chief Data Officer da JCDecaux no websummit “Não existe uma coisa chamada estratégia de dados, o que se deve fazer é usar os dados a serviço de sua estratégica de negócios”.

Mas, de fato AS EMPRESAS POSSUEM DADOS E O CONHECIMENTO acerca da GERAÇÃO DOS BABY BOOMERS?

Quer saber mais sobre este tema?
Conte com o time da Varejo180, Oasislab e Ativen.

Autor: Silaine Benzobas
CEO da Veraziones e Retail Thinker da varejo180