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5 PENDÊNCIAS PÓS NRF

Zeh Henrique

16 de fevereiro de 2022

Após 3 dias de muito conteúdo visto no maior evento do varejo mundial, o Retail’s Big Show promovido pela NRF, com novas expressões sendo cunhadas e muita tecnologia futurista em pauta, um ponto me fica claro. Essa enxurrada de novas informações vem tirar o sono dos empresários (e muitas vezes o foco), procurando desviar as atenções do que interessa para vender notícia. É preciso filtrar tudo de modo bastante equilibrado para não perder energia com devaneios que resultarão em nada. A prioridade são sempre as pendências e não as tendências.

Antes eram os Millenials e o Omnichannel. Agora ouvi muito sobre como a geração Z está vindo para chacoalhar a economia e de como o metaverso está revolucionando a mercado de consumo. Como estar a par de tudo isso? Meu conselho é simples para os varejistas: o foco de tudo é o atendimento ao consumidor. Ponto. E para ser coerente com meu discurso, quero ser rápido e sucinto.

A pauta do ano para que seu varejo prospere está a seguir:

1. Investimento em canais (transformação digital na abertura de novos canais – novos canais físicos – e na unificação deles. Isso significa estoques integrados também)

2. Investimento em logística (que for mais eficiente ganha a batalha)

3. Investimento em captação e uso de dados (CRM ativo é um importante ativo para retenção de clientes)

4. Investimento em pessoas (seleção, captação e retenção de talentos deve ser constante pois é uma dos mais importantes ativos para mexer na curva de vendas).

5. Investimento em marketing, branding e comunicação (não preciso explicar esse, certo?)

Parece fácil. Parece simples. O conceito, pelo menos, é. Quando esses pontos são bem executados temos a famosa Experiência do cliente. É isso que se deve buscar. Atrito zero em toda a jornada de compra com grande encantamento, pois tudo que deveria funcionar, de fato, funciona. Agora é identificar as pessoas do seu time que tem capacidade para ajudá-lo, identificar os parceiros corretos para dar suporte e trabalhar com foco e energia. Vai dar certo.

Autor: Zeh Henrique Rodrigues
Sócio-VP de Branding e Varejo no Grupo OM e Brainbox / Co-founder varejo180