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Apple abre ecossistema do NFC no iOS para transações no Brasil
1 de setembro de 2024
TEXTO ORIGINAL: Portal Terra (https://www.mobiletime.com.br/noticias/14/08/2024/apple-nfc-brasil/)
Henrique Medeiros | 14/08/24 19:44
A Apple anunciou nesta quarta-feira, 18, a abertura de sua solução de transações por aproximação (NFC) e de seu arcabouço de segurança (SE ou Secure Element, no original em inglês) para desenvolvedores de aplicativos do Brasil e outros seis países. A iniciativa é uma continuação do movimento que fez este ano na Europa.
A partir do iOS 18.1, os profissionais e suas empresas poderão oferecer diversos serviços como pagamentos por aproximação, bilhetagem em transporte público, chaves de casa, entre outros.
Por meio de APIs, o desenvolvedor poderá incorporar o NFC para esses tipos de transação. Na prática, o consumidor poderá abrir o app de seu banco, por exemplo, e o definir como padrão para pagamentos contactless no lugar da Apple Pay. Assim como acontece na Europa, os desenvolvedores deverão aceitar as regras da Apple e pagar taxa pelo uso do ecossistema.
Impacto do NFC da Apple no Brasil e no mundo
Além do Brasil, a Apple liberou o NFC e o SE nos Estados Unidos, Canadá, Japão, Nova Zelândia, Austrália e Reino Unido. Boanerges Freire, CEO da Boanerges & Cia Consultoria, explicou que o fato de a Apple abrir esta solução para o mercado brasileiro mostra que a companhia vê o País como um “mercado-chave”, uma vez que o Brasil figura ao lado de Europa (que estava na primeira leva), e das principais regiões geográficas com o inglês como idioma, além do Japão.
Porém, o especialista e colunista da Mobile Time afirmou que a solução chega tarde ao mercado brasileiro. Explicou que por mais que seja importante a entrada de uma nova opção de pagamento eletrônico no País, o impacto não será tão forte, uma vez que a proporção de usuários Apple é muito menor que a de Android. Tampouco pode ser comparado com outros movimentos “mais abertos” como Pix e tap on phone/tap to pay.
“O uso do pagamento por aproximação já decolou no Brasil com compras presenciais, respondendo por mais de 60%, segundo relatório da Abecs da semana passada. Portanto é bem-vindo, traz inovação, flexibilidade. Mas não está na lista dos ‘big shots”, disse, mas acrescenta que pode ter mais impacto em países aonde o iOS é mais presente, como Reino Unido e EUA.
Por outro lado, Boanerges acredita que o NFC aberto da fabricante pode ter espaço no mercado brasileiro com usuários que podem agregar mais valor (Apple consome mais que Android) e até gerar avanço de soluções no segmento corporativo e empresarial: “Soluções de nicho são sempre possíveis. O uso corporativo é relevante e traz alto valor agregado. Mas não tem uma boa oferta de produtos e serviços. Geralmente são soluções bancárias e cartões. Só uma extensão do mundo da pessoa física. É importante trazer isso como oferta de entrada para esse mercado. Acho que vale a pena ficar atento para soluções para empresa e uso dia a dia de executivos de venda, relacionamento ou funções externas”, disse.
Leia o restante da matéria no Mobile Time: https://www.mobiletime.com.br/noticias/14/08/2024/apple-nfc-brasil/
Imagem principal: Tap on Phone, da Apple (divulgação)
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