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Como preparar sua loja para chamar a atenção no Dia dos Pais?

Fatima Merlin

5 de agosto de 2022

Nesta data comemorativa, muitos consumidores vão às compras.

Na perspectiva do shopper, o Dia dos Pais em 2022 parece ser positivo. De acordo com uma sondagem que realizamos entre junho e julho com mais de 2.000 internautas, 6 em cada 10 consumidores afirmam que essa é uma data relevante e quase 70% demonstraram intenção de ir às compras. 

Aliás, em julho, 30% diziam que já tinham planejado o que comprar. Os itens mais citados são: eletrônicos, roupas, acessórios, perfumes e calçados.

Quando perguntados sobre onde comprar, mais da metade dos participantes da pesquisa disseram que há grandes chances de comprar algo pela internet, pela praticidade, rapidez e agilidade.

E como arrumar a sua loja, seja física ou virtual, para a ocasião? Lembrando que este passo a passo é válido para qualquer data sazonal. 

1 – Garanta o mix adequado. Planeje com antecedência e precisão as compras para não ter sobras ou rupturas, busque prever o aumento da demanda dos itens padrões e, sobretudo, dos produtos específicos da época. Avalie as tendências e os lançamentos para não deixar de fora as novidades. O mantra é: produtos visíveis, acessíveis e disponíveis.

Ao planejamento bem detalhado e minucioso da demanda e oportunidades:

2 – Garanta uma execução extremamente eficiente, considerando ambientação, serviços, equipe,  ações de marketing, merchandising e promoções. Criatividade e eficiência são palavras de ordem!

3 – Assegure-se de que o cliente encontre, de fato, o produto. Produto certo, disponível (sem ruptura), bem exposto e sinalizado.

4 – Desenvolva ações para chamar a atenção dos clientes e inspire-os a desejar, querer e comprar. Por isso, atenção à ambientação e a todas as ações de marketing e merchandising a serem desenvolvidas no ponto de venda, incluindo as promoções e ofertas.

5 – É muito positivo e essencial ambientar a loja, ou seja, “vestir” a loja com o tema da época. A ambientação gera uma experiência positiva no shopper.

6 – Atue ativamente para certificar os cuidados e as ações necessárias para garantir o produto certo, com preços e posicionamentos adequados, promoções inteligentes, e prateleira adequada.

Seja qual for a sua categoria, a exposição mais inspiradora e passível de converter mais clientes é aquela que coloca o shopper no centro das decisões, levando em conta as necessidades dele, pensando em momento de uso e soluções.

Lembre-se de que 80% da conversão do cliente está totalmente relacionada com a exposição (onde, como, quanto).

Autora: Fátima Merlin*

*Fundadora e CEO da Connect Shopper, conselheira, mentora e palestrante, mestre em comportamento do consumidor, MBA em Marketing, economista, especializada em varejo, pesquisa em Marketing, gerenciamento por categoria e shopper, atuando há mais de 30 anos nessas áreas.

Professora de varejo, pesquisa de Marketing e comportamento do consumidor.

Desenvolveu carreira executiva em varejista de farma e supermercados, na Associação Brasileira de Supermercados e na Kantar WorldPanel.

É articulista em diversas revistas especializadas como: SuperHiper, Super Varejo, Consumidor Moderno, Supermercado Moderno e Guia das Farmácias.

Palestrante em diversos eventos empresariais e instituições de renome.

Autora de três livros: Meu cliente não voltou, e agora? e Shoppercracia, com versão em inglês via ebook Shoppercracy, e Varejo Conectado: Decisões Orientadas por Dados. Todos publicados pela editora Poligrafia.