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NRF 2023: importância da inclusão nos CANAIS DE COMUNICAÇÃO E VENDAS DA EMPRESA

15 de abril de 2023

Inclusão é tema de grande importância e deve estar diretamente conectada à cultura de uma empresa, permeando seu dia a dia, assim como o de todo o ecossistema.

Uma vez incorporada a ideia, as empresas estarão colaborando para transformar a jornada do cliente numa experiência única, o que deverá exigir planejamento e governança.

Durante o congresso NRF 2023, Brian Cornell, CEO da Target, também enfatizou a importância do fator humano (contratação, retenção) assim como da cultura e liderança para impulsionar o crescimento dos negócios nas empresas.

A contratação e retenção constituem grande desafio e ponto de atenção, pois apesar de haver mão de obra qualificada, alguns grupos ainda são pouco contemplados, como a geração “baby boomers”.

É também de fundamental importância que as empresas ampliem o seu olhar para além da “geração Z”, e reconheçam o potencial de consumo de outras gerações como a “baby boomers”.

Para continuar crescendo, empresas deverão conhecer e inovar a jornada do seu cliente, desde o desenvolvimento de produtos e serviços, à sua comunicação.

Também é de fundamental importância, contar com um time interno diverso que possa entender as características do cliente em potencial, permitindo que ele se sinta representado pela empresa ou sua marca.

Curioso é observar que apesar da palavra longevidade ter sido mencionada e relacionada a produtos e novos canais de vendas no evento, não o foi ao fator humano.

A atenção à inovação e às faixas etárias de clientes longevos constitui iniciativa inovadora, que está perfeitamente alinhada à busca de oportunidades de vendas na “economia prateada”.

Por sua vez, a tecnologia é sem dúvida, importante ferramenta neste processo, por facilitar a conexão entre pessoas e empresa.

Silaine Benzobás