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I.P.C. INSPIRAR PARA [C.O.M.P.R.A.R.]
28 de março de 2022
A MELHOR ARMA DOS MELHORES TIMES DE VENDAS
VENDAS E A CABEÇA DA/OS CLIENTES
Vender é uma das profissões mais antigas de que se tem notícia.
Não fiz essa conta nem pesquisei, mas Times de Vendas de todas as empresas do mundo devem ser a maior classe de profissionais na face da terra.
Apesar ou por causa disso, existe muita discussão a respeito da importância, dignidade, ética, moral da profissão.
Entidades do ramo de educação, saúde e algumas outras se negam a chamar de Clientes quem usa seus produtos e serviços. Muito menos aceitam que o trabalho de adquirir Clientes é Vender.
Separando o famoso joio do trigo, há muitas/os Vendedoras/es maravilhosos. É a eles que vou me referir aqui.
As/os Vendedoras/es maravilhosas/os a que estou me referindo são os responsáveis por construir momentos de convívio muito agradáveis com Clientes. Os Clientes reconhecem e voltam, recompram e numa metáfora forte “adotam” essas/es Vendedoras/es para a vida.
Eu não gosto da palavra fidelidade para relacionamentos comerciais. Cliente não é fiel para sempre a nenhuma marca, loja ou Vendedor/a. Mas se há uma coisa que garante que o Cliente volte muitas vezes a comprar é o/a Vendedor/a. Cliente não volta se quem o atende ou Vende para ele não for muito bom.
Há muitas pesquisas que demonstram que muitos Clientes não querem que alguém o atenda ou Venda para eles. Querer autosserviço é um castigo forte que Clientes estabeleceram para quem atende ou Vende mal.
Dito tudo isso, o que fazer então para conseguir que mais e mais Times de Vendas trabalhem na direção de atrair mais e mais Clientes e garantir que eles queiram ficar muito tempo conectados à marca?
SCRIPT DO NOSSO JEITO
A primeira coisa que vem à cabeça é um modelo de atuação que garanta que todos tenham um ”padrão” de atendimento e Vendas. Só há um pequeno problema: Cliente não é padronizado, não quer que o atendam de maneira robotizada, então “padrão” não funciona. Os Times de Vendas competentes também odeiam ser engessados. Script? Bom ou ruim? Depende. A gente aprendeu a explicar SCRIPT de um jeito que resolve esse dilema. Pense no acrônimo que a palavra forma:
- Superar
- Criativamente o
- Roteiro
- Incorporando
- Personalização e
- Talento
Resolvido o problema, Roteiro mínimo. O processo de atender e Vender não fica tão solto que cada um faz o que quer, mas permite que ao longo do tempo cada um do Time de Vendas incorpore Personalização a cada Cliente e Talento dando o tempero individual a cada contato.
Pergunta: qualquer pessoa consegue praticar isso? A gente escreveu no artigo anterior que mais importante que treinar alguém para fazer alguma coisa é contratar a pessoa certa. Não deixe de entender quem é a pessoa certa, procurar ativamente e contratar. Aí você pode ensinar e delegar SCRIPT à medida que ela evolua. Roteiro primeiro, depois personalização e talento.
IPC – INSPIRAR PARA [C.O.M.P.R.A.R.]
Depois de 40 anos trabalhando com Times de Vendas e consumidores de vários mercados, gerações, manias e tiques nervosos chegamos a um modelo que comprovamos ao implementar, ser o mais forte para ajudar os melhores Times de Vendas.
Times de Vendas se classificam em interesseiros, interessados e interessantes. O INSPIRAR PARA [C.O.M.P.R.A.R.] funciona muito bem para os dois últimos tipos, que têm interesse genuíno em pessoas, daí interessados, e que não querem apenas vender, mas passar a fazer parte da vida de cada Cliente, daí interessante.
Vamos a ele então?
C Convidar Conectar
Foi-se o tempo em que no varejo havia tempo livre para o Time de Vendas. Foi-se o tempo em que o vendedor ficava esperando o Cliente vir à loja.
DESCOBRIR, CONVIDAR, ACOLHER, ENTENDER, ATENDER E RECONHECER O CLIENTE DO JEITO QUE ELE GOSTA, PHD! Physical – Físico, Human – Humano e Digital – Digital.
O Ouvir
Foco do Cliente começa aqui.
OUVIR ATIVAMENTE – EM TODOS OS 5 SENTIDOS – PARA DESCOBRIR SUAS NECESSIDADES E COMO ELE GOSTA DE SER ATENDIDO E COMPRAR
M Motivar
Clientes vêm à loja procurando alguma coisa. Motivar cada um em cada momento é a garantia de um começo de relação que pode levar à confiança e lealdade.
CONTAR HISTÓRIAS VERDADEIRAS, EMOCIONANTES
E CONVINCENTES SOBRE CADA PRODUTO E SERVIÇO
O MELHOR JEITO DE CONTAR HISTÓRIAS É DEMONSTRANDO O QUE CADA PRODUTO PODE FAZER BEM PARA O CLIENTE
P Prometer
A força de uma promessa estabelece vínculos importantes e duradouros. A sua promessa é a promessa da marca.
CONQUISTAR A CONFIANÇA, ANTECIPAR NECESSIDADES, DAR GARANTIAS INSPIRADORAS QUE SEMPRE POSSA CUMPRIR
R Repactuar
Nessa hora a Venda já aconteceu, mas vale a pena revisar. As dúvidas do Cliente diminuem muito nessa fase.
GARANTIR QUE O CLIENTE TENHA ENTENDIDO TUDO QUE COMPROU, CUIDADOS PÓS COMPRA NECESSÁRIOS,
A QUE ELE TEM DIREITO, NÃO TEM DIREITO, RISCOS
TUDO PARA MINIMIZAR A NECESSIDADE DE VOLTAR A PERGUNTAR
A Agradecer
Qual o agradecimento mais importante?
AGRADECER CADA CLIENTE A CADA CONTATO É UM CONVITE PARA A VOLTA. MAS O MELHOR AGRADECIMENTO É FAZER TUDO TÃO BEM QUE O ELOGIO DO CLIENTE VAI SER DE CORAÇÃO E AÍ ELE VAI AGRADECER E ABRIR MUITO MAIS ESPAÇO PARA VOCÊ NO CORAÇÃO E NO BOLSO
R Relacionar
O bom Time de Vendas não quer apenas vender uma vez. Quer carteira de Clientes. Quer Clientes que voltem e o chame pelo nome. A Venda nunca acaba. E isso não se constrói apenas com pós-Vendas. A busca pela construção de relacionamento é muito mais que isso.
ORGANIZAR E ACOMPANHAR TODO O CICLO DE VIDA DO CLIENTE, DESDE O PRIMEIRO CONTATO, A CADA DÚVIDA E DURANTE A VIDA TODA. NÃO ABANDONÁ-LO NUNCA, TENHA ELE COMPRADO OU NÃO!!!
INSPIRAR PARA [C.O.M.P.R.A.R.] é um ciclo, só tem começo, não tem meio nem fim.
Cada participante do Time de Vendas evolui na sua aplicação e cada vez mais constrói a reputação do seu trabalho e da marca.
Vender é uma profissão muito digna. Trabalhosa, desgastante, difícil de ser bem feita. Líderes competentes e inspiradores entendem isso e constroem ambientes onde as pessoas queiram dar o seu máximo. Por que elas entendem que isso será tão bom para elas quanto para a marca que defendem.
A gente tem ajudado marcas, líderes e Times de Vendas a praticarem o que seja melhor para eles e para os Clientes.
Se você precisar de qualquer ajuda. Estamos sempre aqui. Conte conosco pela vida.