Conteúdo giro180.

Loja Perfeita: mitos e verdades.

29 de março de 2025

Com certeza se você é de trade, varejo, indústria, agências, você já ouviu falar sobre os “Programas de Loja Perfeita”, certo?

Bem, existem muitos conceitos sobre o tema. A “loja perfeita”, em resumo, é um programa de execução no varejo que visa criar a melhor experiência possível para o shopper dentro do ponto de venda, com ganhos para todos: o shopper, pela compra mais prática, fácil, resolutiva; o varejista e a indústria por otimizar custos e execução em todos os Ps, uma vez que o objetivo da loja perfeita é garantir que todos os elementos – desde a exposição dos produtos até o atendimento – estejam otimizados para impulsionar as vendas e fortalecer o negócio.

Em síntese, loja perfeita é aquela que de fato engaja, inspira e converte o shopper e o voltar e recomprar. É aquela que faz com que o cliente deixe de ser um mero visitante e se torne um comprador fidelizado, que volte continuadamente.

Todo o trabalho está ligado na Execução Perfeita e conversão em venda no PDV. O nome “Loja Perfeita” traduz a ideia, de fato, de promover uma experiência perfeita para o shopper.

Mas, a loja perfeita NÃO é um GUIA DE EXECUÇAO!

Enquanto a Loja Perfeita é um conceito estratégico que engloba diversos aspectos, incluindo produto (sortimento), prateleira (visibilidade, posicionamento e localização e quantificação), precificação, promoção dos produtos, todos os Ps conectados, o Guia de Execução é um documento operacional que detalha as diretrizes específicas para a execução no ponto de venda, como regras para exposição de produtos, planogramas, políticas de preço e posicionamento, pontos extras e a comunicação visual.

E quais são os principais Mitos e Verdades sobre Loja Perfeita

Mitos

  1. “A Loja Perfeita é igual para todos os varejistas.”
    ❌ NÃO! Cada loja tem uma estratégia e perfil distinto, assim, a loja perfeita deve ser ajustada de acordo com os diferentes perfis, considerando o shopper-alvo, localização, estratégia do varejista, etc.
  2. “Só grandes marcas podem implementar a Loja Perfeita.”
    ❌ Não!, Pequenas e médias empresas também podem aplicar os princípios da Loja Perfeita para melhorar sua performance.
  3. “Criar uma Loja Perfeita é muito caro.”
    ❌ Não necessariamente. O investimento pode variar, mas pequenas mudanças estratégicas já trazem benefícios significativos.

Verdades

  1. “A execução no ponto de venda impacta diretamente as vendas.”
    ✅ Produtos adequados, bem-posicionados e organizados aumentam a conversão de compra.
  2. “A Loja Perfeita precisa ser monitorada continuamente.”
    ✅ A avaliação contínua e ajustes são essenciais para manter os padrões de excelência.
  3. “Tecnologia pode ajudar na implementação da Loja Perfeita.”
    ✅ Ferramentas como inteligência artificial, realidade aumentada e monitoramento de dados auxiliam no controle, gestão e na otimização da execução.

Mas, para que serve a Loja Perfeita?

  1. Maior eficiência operacional – processos bem definidos garantem que os produtos estejam sempre disponíveis e bem-posicionados.
  2. Aumento das vendas – produtos expostos no local correto, de maneira correta, na quantidade ideal, impactam diretamente na decisão de compra do consumidor, pois, aumentam a visibilidade e atratividade dos produtos no ponto de venda
  • Melhor experiência do cliente – uma loja organizada e agradável melhora a jornada de compra, torna o processo mais fácil, prático e resolutivo, melhorando a experiência do shopper.
  1. Maior alinhamento entre marcas e varejistas – permite que as estratégias de marketing e trade, sejam implementadas corretamente.
  2. Redução de rupturas e super estoques – assegura disponibilidade adequada dos produtos, ou seja, que os produtos estejam disponíveis e repostos adequadamente, reduzindo super estoques e rupturas.

E por onde começar?

A implementação da Loja Perfeita exige um planejamento estratégico bem estruturado, disciplina e acompanhamento. Comece pelo básico e vá ajustando conforme os resultados.

Quer um roteiro básico com um passo a passo para começar? Solicitem info@connect-shopper.com.br

Fatima Merlin é fundadora e CEO da Connect Shopper, Conselheira, Board Advisor, Embaixadora da GS1 Brasil, Retail Thinker da Varejo180, Mentora e Palestrante. Mestre em comportamento do consumidor, MBA em Marketing, economista, especializada em varejo, pesquisa em marketing, gerenciamento por categoria e shopper atuando há mais de 30 anos nestas áreas. Professora de Varejo, Pesquisa de Marketing e Comportamento do Consumidor. Desenvolveu carreira executiva em varejista farma, supermercados, na Associação Brasileira de Supermercados e Kantar WorldPanel. É articulista em diversas revistas especializadas como SuperHiper, Super Varejo, Supermercado Moderno e Guia das Farmácias. Palestrante em diversos eventos empresariais e instituições de renome. Autora dos livros Meu cliente não voltou, e agora? e Shoppercracia e versão em inglês via ebook Shoppercracy e Varejo Conectado: Decisões Orientadas por Dados, pela editora Poligrafia, e co-autoria nos livros Experiência do cliente e Conselheiro Estratégico pela Academia Europeia de Alta Gestão.