Conteúdo giro180

O crescimento exponencial do setor farmacêutico na pandemia

Varejo180

19 de agosto de 2021

O novo cenário de consumo mudou hábitos em todo o mundo, mas algo permaneceu intacto: a necessidade da sociedade em continuar sua busca por mais qualidade de vida. Obviamente que, dentro do atual cenário, o setor farmacêutico desempenha um papel ainda maior. Mesmo já sendo um segmento acostumado a exercer função especial tanto na economia quanto no social, as transformações que esse mercado está passando não possuem precedentes. Isso tem total ligação com o ambiente online.

O setor farmacêutico foi um dos que mais cresceram nos últimos anos, tanto no ambiente físico quanto no online. O relatório divulgado pela Farma em parceria com a Maezra e a Konduto revelou que o crescimento do setor foi de 15,6% se comparado ao ano anterior. O Brasil é o 6º maior país do mundo no âmbito online, sendo que o crescimento do e-commerce farmacêutico foi de 120,67% entre os meses de fev/2020 e mar/2021, movimentando mais de 5 milhões de consumidores.

O aumento do uso de marketplaces em 2020 foi exponencial em todo o varejo online, mas com destaque para o setor farmacêutico. O faturamento em 2020 de e-commerces foi de mais de R$ 70 bilhões, o que representa um crescimento de 52%. Para se ter ideia de como esses dados são expressivos, a cada dia útil, 3 novas farmácias foram cadastradas na plataforma de marketplace Consulta Remédios neste mesmo ano.

O alto volume de vendas online também influenciou no crescimento de pedidos do setor e aumento no ticket médio. O número de itens vendidos até jun/2020 foi de 25,86 milhões, representando um aumento de 76,86% no mercado, com um valor médio de R$ 129 por compra. Dentre os itens mais vendidos estão: álcool em gel, máscaras e itens para maternidade, sendo o valor de crescimento de 310%, 117%, 132% respectivamente. 

As regiões que mais cresceram em vendas no varejo farmacêutico foram a Norte, com 26% de aumento, e a Nordeste com 19%. Para conferir o relatório completo, clique aqui.